Nos dias 9 e 10 de maio, Franca será palco do Lançamento das Rotas do Café de São Paulo, iniciativa que une o setor público e a sociedade civil para valorizar a cultura cafeeira do estado e impulsionar o desenvolvimento regional por meio do turismo sustentável. O evento acontece no Franca Shopping e deve reunir cerca de 150 pessoas, entre autoridades, produtores, empresários do setor de turismo e amantes do café.
A programação começa na sexta-feira (9), às 18h, com um coquetel de lançamento. No sábado (10), das 10h às 20h, haverá workshops, oficinas e venda de cafés especiais. Um dos destaques será o workshop “Café com Indicação Geográfica: Sabores da Alta Mogiana”, ministrado por Martha Grill, gestora executiva da Associação dos Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC), entidade que lidera a promoção e certificação da região como produtora de cafés com identidade e qualidade únicas.
“O lançamento das Rotas do Café é uma conquista coletiva e uma oportunidade de transformar a relação do paulista com o café que produzimos. É um projeto que une tradição, inovação e desenvolvimento local”, destaca Flávia Lancha, idealizadora da iniciativa.
“A AMSC enquanto gestora da Indicação Geográfica da Alta Mogiana (IG) vê no turismo de experiência uma ferramenta sustentável de valorização da cadeia do café em nossa região. Diminuindo às distâncias entre quem produz e quem consome, realizando um trabalho de fortalecimento da identidade do nosso território, difundindo nossa cultura e tradição na produção sustentável dos mais doces cafés do Brasil”, ressalta Martha Grill, gestora da AMSC.
Para o Franca Shopping, que sedia o evento, a proposta reforça o compromisso com ações que valorizam a cultura regional. “Estamos muito felizes em receber o lançamento das Rotas do Café. Este é um projeto com potencial de movimentar a economia local e gerar orgulho para toda a população”, afirma Angelique Canabrava, gerente de marketing do empreendimento.
As Rotas do Café de São Paulo têm como proposta conectar os visitantes a experiências autênticas no universo cafeeiro, unindo turismo, gastronomia, cultura e agricultura. A primeira rota em destaque será a Rota Mogiana Paulista, que abrange 16 municípios paulistas e sete mineiros, reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade de seus grãos.