Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda do Uni-FACEF tiveram reunião com o prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), para apresentar o projeto de comunicação para o aplicativo EcoFranca. O software foi vencedor do V Hackathon Uni-FACEF, que aconteceu no mês passado, e vai permitir o governo municipal receber alertas sobre problemas ligados ao meio-ambiente.
O software foi desenvolvido por estudantes dos cursos do departamento de Computação do Uni-FACEF, em uma gincana de programação que durou uma semana e cujo objetivo era o desenvolvimento de um aplicativo que possibilitasse, ao munícipe, enviar alertas ao poder público sobre ocorrências que colocassem em risco o meio e a sustentabilidade.
O Hackathon desse ano teve o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo, da Sabesp, da Guarda Civil de Franca, além da própria Prefeitura Municipal.
O app foi desenvolvido pelos estudantes Artur Silvestre, Helil Barbosa Bergaria, Gabriel Garcia e Pedro Lima Reis, do curso de Engenharia de Software, e agora uma segunda etapa. “Nessa nova etapa, os estudantes de todos os semestres do curso de Publicidade e Propaganda foram convidados para desenvolver a identidade visual e a campanha de comunicação do aplicativo vencedor”, detalhou o Uni-FACEF.
Os estudantes que ganharam essa etapa foram Giovana Alves Campanaro e Vitor Miguel de Lima Norinho, ambos do último ano do curso.
A banca que avaliou os trabalhos foi composta pelos docentes Profa. Dra. Sheila Fernandes Pimenta e Oliveira, o Prof. Me. Paulo Anderson Cinti e o Prof. Me. Eduardo Vicente Soares.
A equipe que ficou em segundo lugar, formada pelos estudantes do 2º ano Eleonora Rodrigues de Oliveira Pires, Maria Silva Pinto e Lucas Tasso Marques, também esteve no encontro com o prefeito de Franca.
“Um trabalho envolvendo outros cursos é sempre uma experiência única”, afirmou Vitor Norinho, que venceu a seleção, ao comentar sobre a oportunidade de como estudante poder desenvolver um projeto que engloba todo um município.
A Profa. Ma. Fúlvia Nassif Jorge Facury, chefe do Departamento de Publicidade e Propaganda, falou sobre essa segunda participação do curso no Hackathon Uni-FACEF. “O desafio maior é que o estudante, em meio a tanta coisa a fazer, consiga trabalhar em um projeto, em muito pouco tempo, o que lhe proporciona experiências como gestão de projeto, gestão de equipe, gestão do tempo, controle de qualidade, entre outros desafios”.
A chefe do departamento ainda pontuou que esse tipo de experiência contribui para formar profissionais capacitados. “Eles (os estudantes) vão levar consigo um aprendizado enorme e tiveram mais uma oportunidade de maturidade profissional”.
Sobre a integração entre o Uni-FACEF, o Ministério Público, a Prefeitura de Franca, a Sabesp e a Guarda Civil de Franca, Fúlvia Facury afirmou que essa integração entre instituições aumenta a responsabilidade de todos. “Projetos compartilhados suscitam visões e necessidades diferentes, e ao encontrarmos, de forma compartilhada, soluções adequadas, todos ganham e, nesse caso, em especial, a cidade ganhou”, afirmou a professora.
Na reunião, o prefeito de Franca falou das ocorrências de desrespeito ao meio ambiente que mais acontecem na cidade e destacou a importância de os estudantes seguirem com a formação continuada.