Em 2023, Sueli de Nascimento recebeu um diagnóstico que mudaria sua vida: um câncer na laringe. Desde então, ela trilhou um longo caminho, enfrentando desafios físicos e emocionais com coragem e muita garra, renasceu diversas vezes. Sua história, marcada por superação e esperança, é um exemplo de como a força interior, o carinho da família e o apoio médico e multidisciplinar especializado e humanizado, juntos podem transformar os momentos difíceis em vitórias. E toda essa estrutura de tratamento, Sueli encontrou no Hospital do Câncer do Grupo Santa Casa de Franca – uma unidade de oncologia altamente especializada que conta com os melhores profissionais e é referência em tratamentos de câncer para a cidade de Franca e 21 municípios da região – um público de aproximadamente 700 mil habitantes.
Após ter a laringe totalmente removida e passar por sessões de radioterapia, Sueli enfrentou uma fase de depressão, mas encontrou no artesanato uma terapia e, posteriormente, uma fonte de renda. Hoje, suas peças em feltro encantam a todos que as veem, mostrando que mesmo nos períodos mais desafiadores, é possível criar beleza e inspiração por meio da arte.
Uma conquista histórica
Sueli se tornou a primeira paciente do Hospital do Câncer de Franca a receber uma laringe eletrônica pelo SUS, abrindo caminho para que outros pacientes também tenham acesso a esse recurso essencial para a comunicação. A fonoaudióloga do Hospital do Câncer do Grupo Santa Casa de Franca, Vanessa Sakugava, que acompanhou seu processo, destaca: “Sueli foi uma guerreira desde o início, adaptando-se rapidamente ao aparelho. Sua determinação é inspiradora.”
“A equipe médica e a minha família foram meu porto seguro. Enfrentei a depressão, mas tive o apoio de psicólogas, fonoaudiólogas e tantos outros profissionais que me ajudaram a renascer”, compartilha Sueli, emocionada.
O presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, Dr. Sidnei Martins de Oliveira, destaca: “Todo o trabalho de gestão dos recursos que nossas diretorias administrativas, clínicas e técnicas desenvolvem, é com o intuito de melhorar constantemente as unidades hospitalares do Grupo nos aspectos tecnológicos, de estrutura predial e com profissionais qualificados, para oferecermos ao nossos pacientes um serviço de saúde de alto nível técnico, com foco total em humanização, sempre em busca da excelência. E ainda, seguimos em busca de qualificação de nossa instituição em programas que certifiquem nosso padrão de qualidade, como é o caso por exemplo da recente certificação da ONA nível 2 (excelência nos processos e segurança dos pacientes), do Angels Diamond Awards (excelência em atendimentos de AVC), Iniciativa Hospital Amigo da Criança, entre outros. Tudo isso, realizamos graças a um corpo de colaboradores capacitados e comprometidos com o atendimento de saúde à nossa população”, concluiu o presidente Dr. Sidnei.