A presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, esteve presente na posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Neste sábado (30), ela fez publicação em redes sociais para comentar sobre a mudança de comando na Alta Corte.
“Na quinta-feira, dia 28/09, participei da posse do Ministro Luís Roberto Barroso como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Foi uma celebração da democracia, com todos os poderes representados, e um discurso profundo sobre a democracia e o diálogo, que recomendo que procurem na internet e leiam na íntegra. @lbbarroso foi muito bom te encontrar”, escreveu.
A publicação dela ocorreu depois que o decreto de aposentadoria da ministra Rosa Weber, com efeito a partir deste sábado (30), assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi publicado, nesta sexta-feira (29). A ministra completa 75 anos na segunda-feira (2) e atinge a idade constitucional limite para integrar a Corte.
O ministro Luís Roberto Barroso tomou posse, nesta quinta-feira (28), na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com uma defesa da criação de consensos visando ao desenvolvimento e à consolidação da democracia brasileira. “A democracia venceu e precisamos trabalhar pela pacificação do país. Acabar com os antagonismos artificialmente criados para nos dividir”, afirmou.
Para o novo presidente da Corte, é preciso que o país se aglutine em torno de denominadores comuns, “de uma agenda para o Brasil”. Entre os temas que devem ser objeto de consenso estão o combate à pobreza, o desenvolvimento econômico e social sustentável, a prioridade para a educação básica, a valorização da livre-iniciativa e do trabalho formal e a liderança global em matéria ambiental. Nesse sentido, três elementos são essenciais: integridade, civilidade e confiança. “Todos eles vêm antes da ideologia, antes das escolhas políticas pessoais”, ressaltou.
O discurso, na íntegra, pode ser visto neste link.