A São José anunciou que fará o pagamento de metade do salário dos motoristas que trabalham na concessinária nesta quinta-feira (13). A outra metade será quitada na quarta-feira (19). Com esse compromisso, os profissionais decidiram suspender a paralisação que fariam nesta quinta-feira (13). A intenção da greve era justamente pressionar o pagamento do salário de abril, que era para ter sido quitado no 5º dia útil de maio.
O pagamento foi prometido depois que a empresa reuniu-se com funcionários e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca (Emdef), que faz a gestão do contrato de concessão do transporte público.
Conforme a São José, desde o início da pandemia, o fluxo de usuários no transporte público tem caído e gerado quebra de caixa. Com isso, a empresa passou a ter dificuldades para manter o serviço e pagar os funcionários em dia. A concessionária alega que precisa de subsídio público para continuar operando.
“No mês de abril, referente a março, a concessionária solicitou R$ 1.240.695,58 para cobrir a diferença entre a receita arrecadada com a venda de passagens e o custo operacional total que teve para manter os ônibus nas ruas. Atualmente, a demanda é de 35% do que era antes da pandemia. Infelizmente, a demora na tomada de medidas por parte do Poder Público só contribui para agravar o quadro de desequilíbrio e isso afeta de forma direta os usuários, funcionários e fornecedores”, justificou a concessionária.
A Prefeitura de Franca foi procurada para verificiar se vai fornecer o subsídio, mas até a publicação desta matéria ainda não tinha dado retorno. Para atender a esse pedido, será necessário encaminhar projeto para a Câmara de Franca.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055