O 15º Batalhão da Polícia Militar em Franca, por meio do Pelotão de Trânsito, divulgou que está engajado na campanha internacional Maio Amarelo na região para tentar reduzir acidentes e reforçar a importância da segurança no trânsito. Além de orientação a motoristas, há um trabalho de fiscalização em comércios de peças usadas e que vendem sucatas.
Durante todo o mês, estão sendo realizadas palestras educativas em escolas e empresas, públicas e privadas, além de ações de conscientização nas portas de escolas e universidades, voltadas a pedestres, motoristas – inclusive de transporte escolar e coletivo.
“Em apoio à segurança viária, também estão em andamento operações integradas com o Detran-SP, abrangendo toda a área do Batalhão, além de fiscalizações conjuntas com a Prefeitura, Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária em comércios de peças usadas e estabelecimentos de sucatas. A mudança no trânsito começa com atitudes conscientes. Juntos, podemos salvar vidas”, divulgou a Polícia Militar.
Balanço dessa operação ainda será divulgado após as atividades que estão sendo realizadas neste mês.
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) confirmou que também está empenhado em ações de fiscalização para combate na comercialização irregular de peças automotivas, bem como na averiguação de outros agentes regulados e credenciados que atuma no trânsito. Por conta disso, está realizando diferentes fiscalizações. Na região de Franca, em 2024, foram realizadas 378 fiscalizações de credenciados. Esse número representa um aumento de 29% em relação ao total de fiscalizados no ano anterior, com 293 credenciados.
De acordo com o Detran-SP, há também outras medidas envolvendo fiscalização para tentar melhorar o trânsito no Estado. Houve aumento na fiscalização em todas as categorias, com destaque para as ações junto a bancas de exame prático, que mais que quadruplicaram em um ano, passando de 83 em 2023 para um total de 363 operações no ano passado, aumento de 337%. As operações junto a empresas credenciadas de vistoria (ECVs) também tiveram alta substancial: foram 1.713 em 2024, mais que o dobro, ou precisamente 140% a mais que as 713 do ano anterior.
O olhar dedicado às bancas de exame prático se expande para outras atividades que envolvem autoescolas. As fiscalizações aos centros de formação de condutores (CFCs) subiram 29% de 2023 a 2024, quando somaram 2.434 ações. Em um caso notório em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, foram apreendidos 700 dedos de silicone em uma única autoescola. Os moldes costumam ser usados para fraudar o sistema de controle biométrico no processo de formação de motoristas: a pessoa não comparece às aulas ou exames, mas tem a presença confirmada por dedos falsos.
Quem precisa comprar uma peça de segunda mão ou vai realizar algum serviço que envolve o trânsito para Franca e região, pode fazer uma consulta para confirmar o credenciamento do profissional envolvido a partir deste link: https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/parceiros/servicos
Existe uma lista com empresas que estão certificadas para funcionar e em Franca essa listagem envolve 30 diferentes empresas. Para pesquisar a relação, acesse este link. Para aumentar a segurança na compra de peças pela população, o Detran-SP ainda oferece o serviço voltado para busca de peças.
Veja relação de locais certificados pelo Detran para venda de peças usadas em Franca:
Leia também:
Detran-SP triplica ações contra desmanches em 2024; em Franca são 30 locais autorizados a funcionar