Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o F3 Notícias destaca o projeto “Vozes Negras na Cultura Francana: A participação dos negros nos espaços e políticas públicas culturais”, uma produção que ultrapassa as fronteiras do audiovisual e se consolida também como pesquisa científica. O curta, disponível publicamente no YouTube, integra a dissertação de mestrado da pesquisadora e jornalista do F3 Notícias, Denir Alves de Souza, pela Universidade Estadual Paulista – Unesp Franca.
Assista ao curta: https://www.youtube.com/watch?v=ei4O8ZwPrLY&t=108s
O curta traz relatos e entrevistas que revelam a força da população negra na construção da cultura local, destacando contribuições históricas, desafios enfrentados, formas de resistência e a importância da preservação da memória afrodescendente. O filme dialoga com temas como identidade, racismo estrutural, pertencimento e a atuação de artistas e intelectuais negros na transformação da realidade francana.
Entre os participantes, três personalidades tiveram suas trajetórias aprofundadas: Preto Cria, Eduardo Carvalho e Carlos Assumpção. Suas histórias aparecem por meio de entrevistas, poesias, matérias jornalísticas, desenhos hiper-realistas e produções musicais, compondo um panorama de vozes que articulam o local e o global. Os três representam dimensões múltiplas das expressões negras francanas e possuem reconhecimento estadual, nacional e internacional.O Curta também conta com a participação da Professora Marlei Moraes, Luciana Cunha, Régis da escola de samba Ases do Ritmo, Eduardo o Du do Hip Hop.
A pesquisa assume uma perspectiva decolonial, ressaltando como essas personalidades e demais participantes romperam barreiras, ressignificaram espaços e atuaram na defesa da cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo. O projeto evidencia que a cultura negra é fundamento da vida cultural de Franca e que, ao longo das décadas, transformou o cenário artístico, intelectual e político da cidade.
“Vozes Negras na Cultura Francana” se tornou não apenas uma obra audiovisual, mas também um documento histórico, acadêmico e reafirma a importância da memória, da representatividade e da justiça racial. Neste Dia da Consciência Negra, o F3 Notícias celebra a potência dessas narrativas e o compromisso contínuo com a valorização da cultura afro-brasileira em todas as suas dimensões.





