Lideranças políticas de Franca e região foram recebidas nesta sexta-feira (21) na sede do governo de São Paulo e também na Secretaria de Saúde para cobrar a abertura de leitos para socorrer vítimas da covid-19. O Estado prometeu apoiar a abertura de leitos, mas isso está condicionado ao fato de as Prefeituras apresentarem plano de trabalho. A discussão é para abertura de vagas em Franca, Ipuã e Miguelópolis.
A deputada estadual Delegada Graciela (PL) capitaneou o encontro e acompanhou os prefeitos de Franca, Alexandre Ferreira (MDB); Naim Miguel (PSDB), de Miguelópolis; Ronywerton Pereira (PTB), Ipuã; Vinícius Filgueira, de Guará, e Hugo Lourenço (Cidadania), de Rifaina. O irmão da deputada e suplente de deputado federal delegado Davi também participou.
A expectativa era que o vice-governador Rodrigo Garcia recebesse a delegação, mas que reunião com o grupo foi o secretário da Casa Civil do Governo, Cauê Macris. O chefe da pasta pediu que a Secretaria de Saúde dê prioridade no pedido.
Na Secretaria da Saúde, o técnico da Coordenadoria de Regiões de Saúde, Nelson Yatsuda, conversou com o grupo. “Foi uma reunião produtiva. Mostramos as necessidades da região por meio da iniciativa da deputada Graciela. Conseguimos uma porta aberta para apresentar nossos projetos para aumentar o número de leitos de UTI e enfermagem. Espero que na segunda-feira, em o Estado autorizando, a gente possa começar a execução da montagem destes novos leitos em Franca, Ipuã e Miguelópolis”, disse o prefeito Alexandre Ferreira.
Ele já tinha apresentado uma proposta de ampliação de leitos há cerca de duas semanas, mas não foi atendido até agora.
“As audiências resultaram em avanço, mas os esforços serão em vão se não houver conscientização das pessoas. O governo reafirmou o compromisso de ajudar a abrir leitos para salvar vidas. Demos um passo importante para reforçar a capacidade hospitalar, mas é essencial que a população faça sua parte e ajude a reduzir a circulação do vírus”, afirmou a deputada.
Não há prazo específico para resolução da falta de leitos, por enquanto.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055