Azeites vendidos como extravirgens são reprovados em análises e caso vai parar na Justiça
Análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), reacenderam a discussão sobre a qualidade de azeites importados comercializados no Brasil como extravirgens.
Segundo informações divulgadas sobre os laudos, amostras de produtos apresentados como extravirgens não atenderam aos parâmetros dessa categoria. Entre as marcas citadas estão Andorinha, Gallo, Borges, Gomes da Costa, Filippo Berio e Carrefour, cujas amostras analisadas teriam sido classificadas como azeite virgem.
A situação considerada mais grave envolve amostras das marcas Costa D’Oro e Terras de Camões, classificadas nos laudos como azeites lampantes. Essa categoria não é destinada ao consumo direto sem passar por processo de refino.
As análises foram realizadas no contexto de uma Ação Civil Pública envolvendo o Ministério Público Federal (MPF), o Mapa e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que discute o controle e a fiscalização dos azeites comercializados no país. A procuradora da República Karen Louise Jeanette Kahn atua no caso.
É importante destacar que os resultados se referem às amostras e lotes submetidos às análises e não significam, automaticamente, que todos os produtos atualmente vendidos por essas marcas tenham a mesma classificação. Há, inclusive, registros de fiscalizações anteriores nas quais produtos de várias dessas marcas foram aprovados, o que reforça a importância de identificar lotes, datas e análises específicas antes de generalizar os resultados para toda uma marca.
O episódio aumenta a preocupação com a autenticidade dos azeites oferecidos ao consumidor brasileiro e reforça a necessidade de fiscalização sobre produtos vendidos como extravirgens, geralmente mais caros justamente por atenderem a padrões superiores de qualidade.
A discussão agora segue também no âmbito judicial, enquanto consumidores aguardam esclarecimentos dos órgãos responsáveis e das empresas citadas.





