A Central de Monitoramento da covid-19 em Franca começou a funcionar nesta semana e vai monitorar os pacientes da cidade que estão contaminados pela doença. A intenção é que tanto que contraiu o novo coronavírus, bem como os casos suspeitos devem ser monitorados pela equipe da Central, que é formada por 15 servidores. O grupo vai trabalhar das 7h às 19h. A cidade tem mais de 5,7 mil pacientes doentes.
“A missão é de acompanhar, orientar e assistir os casos de pacientes vítimas da covid-19 e que estão em acompanhamento domiciliar pela rede municipal de Saúde. A vigilância ativa e contínua desses pacientes é o principal objetivo da secretaria, que fará um contato direto, por telefone, com o paciente para fazer a revisão dos sintomas e a evolução do quadro clínico a cada 24h em pessoas com mais de 60 anos e portadores de condições clínicas de risco, e a cada 48h, nos demais casos, até completar 14 dias do início dos sintomas”, detalhou a Prefeitura de Franca, por meio de nota, para esclarecer o funcionamento da nova unidade.
A decisão em criar a central foi dada depois que houve um grande aumento de casos de novo coronavírus na cidade. Atualmente há 5.742 pessoas que estão contaminadas. Esses pacientes, em geral, precisam de pelo menos 14 dias para se recuperarem dos sintomas. “O monitoramento será estendido para os demais integrantes da família, que deverão se manter em isolamento domiciliar e afastados do trabalho por duas semanas. Caso a situação clínica e os sintomas do paciente se agravem, ele será encaminhado para o atendimento especializado”, garantiu o governo municipal.
Planilhas de atendimento estão sendo montadas para haver o acompanhamento sistematizado de quem ficou doente. Antes da criação da Central e designação de 15 servidores, a Prefeitura já realizava esse monitoramento, mas em proporção menor e sem o atendimento em uma área específica. Protocolo do Ministério da Saúde determina que haja esse acompanhamento.
“A partir de agora, vamos aperfeiçoar este trabalho, atualizando as informações, diariamente, com contatos diretos com os pacientes, orientando e conduzindo as ações para que possamos diminuir as taxas de transmissão da doença”, informou o secretário de saúde, Lucas Souza.
A maioria dos pacientes contaminados precisam cumprir isolamento domiciliar para garantir que o vírus SARS-CoV-2 não se espalhe mais. Os casos mais graves em Franca somam até esta segunda-feira (1) 55 pessoas. Destas, 37 estão internadas em UTI SUS e outras 18 em UTI da rede particular de saúde.
Os casos de covid-19 somam 15.899 casos desde março de 2020. As mortes já atingiram 274 moradores da cidade desde abril de 2020. Somente nesta segunda-feira (1), a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca confirmou seis óbitos. Há 9.883 pacientes já recuperados.
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055