• Contato
  • Anuncie
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Login
F3 Notícias
  • Notícias
    • Notícias de Franca
    • Cotidiano
    • Política
    • Internacional
    • Imóveis
    • Carros
  • Entretenimento
    • TV e Famosos
    • Música
    • Filmes e Séries
    • Culura e Artes
      • Lifestyle
        • Bem estar
        • Viagem
        • Dietas e Receitas
  • Esportes
    • Esportes em Franca
    • Futebol
    • Automobilismo
  • Tecnologia
  • Lifestyle
16 99231 0035
F3 Notícias
  • Notícias
    • Notícias de Franca
    • Cotidiano
    • Política
    • Internacional
    • Imóveis
    • Carros
  • Entretenimento
    • TV e Famosos
    • Música
    • Filmes e Séries
    • Culura e Artes
      • Lifestyle
        • Bem estar
        • Viagem
        • Dietas e Receitas
  • Esportes
    • Esportes em Franca
    • Futebol
    • Automobilismo
  • Tecnologia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos resultados
F3 Notícias
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias

Moradora da região morre com sintomas de virose registrada na Baixada Santista

06/01/2025
em Cotidiano, Notícias
FacebookTwitter

Amanda Caroline Resende de Oliveira, 29 anos, que morava em Cristais Paulista, morreu após passar festas de final de ano no litoral de São Paulo. Ela apresentou sintomas de vômito e diarreia e passou por atendimento de emergência em UPA no litoral. Depois disso, voltou para a região de Franca.

Ela morreu no sábado, em Cristais Paulista, e o caso dela será investigado se tem relação com a virose que vem atingindo milhares de turistas.

Conforme divulgou o G1, a contaminação do mar de Guarujá, no litoral de São Paulo, possivelmente causada pelo escoamento de esgoto clandestino nas águas da cidade pode ser a origem do aumento exponencial de casos de virose nas cidades da Baixada Santista, segundo a prefeitura. Os casos vêm registrando alta desde dezembro, com o início da temporada de verão. As viroses geralmente afetam o trato gastrointestinal [sistema digestivo], provocando sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, cólicas e febre. A duração pode variar de um dia a uma semana, e a desidratação pode ser classificada como leve, moderada ou severa.

A Polícia Civil em Franca registrou o caso como morte natural. O corpo de Amanda passou por exame no Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e laudo vai ser emitido para identificar a causa da morte. A Secretaria de Saúde segue na apuração dos casos.

O ex-prefeito de Santos e atualmente deputado federal pela região da Baixada Santista, Paulo Alexandre Barbosa, lamentou a morte de Amanda. “Lamento profundamente a morte da Amanda Caroline Resende de Oliveira, de 29 anos, que após passagem pelo litoral paulista, apresentou sintomas de virose, procurou atendimento médico, mas não resistiu. O caso, que pode ter relação com o surto na região, reforça a gravidade da situação que exige atenção imediata! Minha solidariedade a amigos e familiares da vítima.”

O que é a virose?

Especialistas apontam que o vírus é um patógeno, ou seja, um agente infeccioso que precisa parasitar uma célula para se replicar a causar doença. Uma das suspeitas é que o novovírus pode estar causando esse surto.

Como prevenir a virose

“Diante do aumento das gastroenterites, a principal recomendação é reforçar a higienização das mãos, principalmente antes de se alimentar e antes de preparar qualquer tipo de alimento, e evitar alimentos mal cozidos. Se for fazer consumo de alimentação fora da residência, que esteja atento às questões de higiene do estabelecimento em questão”, alertou a diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Estado da Saúde, Alessandra Lucchesi, em entrevista à Agência Brasil.

Para consumo de água, gelo e sorvete, o alerta é para que sejam de fontes confiáveis e que se utilize água tratada. Além disso, em relação ao armazenamento, é recomendado que os alimentos sejam devidamente refrigerados, por conta das altas temperaturas observadas neste início de ano.

Para fazer a desinfecção da água em casa, a população pode fazer uso do hipoclorito de sódio (água sanitária) a 2,5%, caso perceba alguma alteração de cor, gosto ou cheiro na água fornecida pelo sistema de abastecimento público.

“A recomendação da proporção é de duas gotas por litro de água, esperar 30 minutos para depois fazer o consumo, tanto para a ingestão quanto para cozinhar ou até mesmo para lavar os utensílios”, orientou a diretora. Ela ressalta que o hipoclorito de sódio está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde (UBSs).

Com informações de Pablo Informa, G1, CNN e Terra.

Notícias

Os 11 bairros de Franca apontados como mais problemáticos e com maior sensação de insegurança

O F3 Notícias lançou uma enquete no canal Por Dentro da Notícia para ajudar a dar voz aos moradores de...

Continue lendoDetails

Uni-Facef determina processo administrativo contra funcionário de biblioteca

Sem licitação, Prefeitura de Franca renova contrato de empresa para atender até 136 mil horas em plantões

Em São Paulo, governo municipal, Justiça e mais 30 instituições fazem mutirão para atender moradores em situação de rua

Vídeo: Após quase R$ 2,5 milhões e atrasos, veja situação de praça cartão postal de Franca

© 2020 F3 Notícias – Todos os direitos reservados
quem somos ┃ anuncie ┃ contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Notícias
    • Notícias de Franca
    • Cotidiano
    • Política
    • Internacional
    • Imóveis
    • Carros
  • Entretenimento
    • TV e Famosos
    • Música
    • Filmes e Séries
    • Culura e Artes
      • Lifestyle
  • Esportes
    • Esportes em Franca
    • Futebol
    • Automobilismo
  • Tecnologia
  • Lifestyle
Vá para versão mobile