O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (10) o envio de 37 respiradores para a Santa Casa de Franca. A medida tem o objetivo de melhor o nível de UTIs da regional de saúde de Franca, que engloba 22 municípios. Nesse quesito de atendimento a pacientes graves, a DRS VIII é a que tem pior estrutura no Estado.
Os novos leitos servirão para atender pacientes em estado grave por conta do novo coronavírus. Além disso, a ocupação das vagas na regional tem ficado acima dos 80% desde o último final de semana.
Os equipamentos ainda chegarão na cidade nos próximos dias e não foi divulgado quando serão instalados. Além de Franca haverá respiradores novos para o Hospital São Lucas (15) e o Hospital Santa Lídia (6), ambos de Ribeirão Preto.
“Seguimos avançando com o Plano São Paulo. Essas regiões conseguem hoje ter uma melhora nos seus cenários e, para que sigam assim, é fundamental que possam seguir com responsabilidade, seguir cumprindo as regras do plano, para continuar tendo essa melhora na evolução do quadro da pandemia no Estado de São Paulo”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.
As regiões que seguem na fase vermelha estão recebendo investimento do Governo do Estado para aumentar a sua capacidade hospitalar. A DRS de Campinas, por exemplo, ganhou essa semana um reforço na sua rede de atendimento, com a destinação de leitos do hospital de Campanha do Ibirapuera para atender pacientes dessa região, preferencialmente, e de outras regiões do Estado de São Paulo, se necessário.
Só em Franca há atualmente 17 leitos de UTI na Santa Casa, além de 5 leitos pediátricos para pacientes no SUS. Na rede particular ainda há 10 leitos na Unimed e 5 no Hospital São Francisco (Regional). Na região, apenas na rede pública, a Santa Casa de Ituverava são 10 leitos, e há outros 5 na Santa Casa de São Joaquim da Barra.
No Estado de São Paulo, o número de leitos de UTI mais do que dobrou – passou de 3,6 mil para 8,1 mil, que contaram com mais de 2,4 mil novos respiradores destinados a serviços do SUS de SP.
Em casos de novo coronavírus, Franca já atingiu a marca de 590 pessoas infectadas desde março. Ainda há 190 pessoas que aguardam resultado de exame. Os pacientes que se recuperaram da doença somam 212. Com isso, os casos ativos chegam a 364.