Os vereadores de Franca reúnem-se nesta terça-feira, 3, para votações de projetos na 14ª Sessão Ordinária. Na pauta está o Projeto de Lei Ordinária nº 18 de 2022, de autoria dos vereadores Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Daniel Bassi (PSDB), Donizete da Farmácia (MDB) e Marcelo Tidy (União) que institui a Política Municipal de Prevenção e Evasão Escolar.
Os parlamentares apontam que em 2019 o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD) e concluiu que aproximadamente 3,2 milhões de jovens com 19 anos e apenas 2 milhões deles (63,5%) concluíram o Ensino Médio.
As perspectivas de conclusão dos estudos na idade certa se tornaram mais desafiadoras pelo fato de que do 1,2 milhão de jovens que ainda não finalizou a Educação Básica, 62% (720 mil) já nem frequentam a escola e, desses, mais da metade (55%) parou os estudos ainda no Ensino Fundamental.
Donizete, Bassi, Tidy e Carlinho enfatizam que existe a necessidade de definir metas para Franca. “O aluno precisa ver sentido na sala de aula, ter vontade de sair de casa e ir para a escola, sentir que vale a pena assistir as aulas e definir seus objetivos pessoais, acadêmicos e profissionais, e a família pode ser uma grande parceira nesse sentido”, apontou justificativa.