Uma equipe do Cindacta – Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo -, órgão da Força Aérea Brasileira, vistoriou nesta terça-feira o aeroporto “Tenente Lund Presotto”, de Franca. O objetivo da vistoria técnica era avaliar e dar autorização para a homologação das EPTAs do aeroporto de Franca, etapa obrigatória no processo de liberação do local para o retorno dos voos comerciais.
O vereador Daniel Bassi (PSDB) acompanhou o trabalho dos oficiais da Aeronáutica e recebeu a informação de que as EPTAs foram aprovadas na vistoria e que o processo para liberação segue em tramitação. “Eu conversei com os oficiais e me disseram que está tudo dentro dos conformes. Agora, em breve, teremos nova vistoria do PAPI, que é o sistema de iluminação utilizado para auxiliar os pilotos durantes os pousos. Mais um passo foi dado para a volta dos voos”, afirmou Bassi.
O parlamentar explicou que o equipamento liberado, EPTA, sigla em inglês para Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações, é obrigatório para a operação de grandes aeronaves. “A GOL deverá trabalhar em Franca com aviões Boeing 737, com capacidade para até 130 passageiros, e os critérios técnicos são muito rigorosos, o que é compreensível”, disse Daniel Bassi.
Próximos passos
Com a liberação da EPTA, a Força Aérea deverá voltar ao aeroporto de Franca para liberar o PAPI, inclusive realizando um voo no local com uma aeronave da FAB que se deslocará do Rio de Janeiro com este propósito. “É um avião próprio para este tipo de liberação e utilizado inclusive, sob liberação da Aeronáutica e do governo federal, para realizar inspeção em outros países. Seguimos trabalhando e fazendo nossa parte para que Franca volte ao mapa da aviação comercial do Brasil”, concluiu o parlamentar.