O Grupo Santa Casa de Franca recebeu o novo equipamento de Hemodinâmica (para procedimentos de cardiologia), comprado com recursos da emenda parlamentar de indicação da deputada estadual Delegada Graciela. Essa aquisição representa uma importante aquisição que beneficiará pacientes de Franca e região.
A instituição filantrópica, que é prestadora de serviços de saúde e tem como gestor SUS, em parceria com o Governo de São Paulo, irá colocar em prática o planejamento que já havia formulado com antecedência para que, no prazo de 120 dias, seja entregue a estrutura que abrigará todo o aparato técnico necessário para que o equipamento seja devidamente instalado e entre em pleno funcionamento.
A Administração da Santa Casa de Franca já manteve contato com o Ministério Público, apresentando o projeto e os custos envolvidos na implementação, pois a instituição irá utilizar recursos próprios para esta obra.
Neste período entre a chegada da máquina, no dia 29 de abril, e o início do funcionamento, a população continuará recebendo o atendimento necessário.
Porém, a estrutura técnica envolve, além do aparato para instalação da nova máquina de hemodinâmica, toda uma gama de ambientes de acolhimento e preparação dos pacientes antes, durante e após os procedimentos médicos que serão realizados, bem como recepção e espera para os acompanhantes desses pacientes.
O prédio específico a ser construído engloba:
– Construção da área total com sala e instalações para o novo equipamento de procedimentos de hemodinâmica;
– Recepções exclusivas para acolhimento, atendimento de pacientes e área de espera para acompanhantes;
– Sala de Componentes Elétricos e Técnicos;
– Sala de Comando do equipamento;
– Sala de Preparação de pacientes;
– Sala de Recuperação Pós-anestésica
– Sala de Exames;
– Sala Cirúrgica;
– Farmácia;
– Posto de Enfermagem;
– Sanitários com acessibilidade;
– Vestiários para pacientes;
Não obstante à necessidade de construção de toda essa estrutura com aparatos técnicos que o equipamento exige, após a ativação da hemodinâmica a demanda irá aumentar. Isso implicará em novos valores de custeio para manutenção dos atendimentos.
A estutura hoje já está além do contratualizado com o Gestor SUS, ou seja, a Santa Casa, que já presta serviço de hemodinâmica acima do contrato, arcando com despesas extra teto todos os meses, a partir de agora, com a disponibilização do novo serviço, terá ainda mais custos.
Tony Graciano, presidente voluntário do Grupo Santa Casa de Franca, detalha sobre a ampliação do atendimento. “O trabalho da Deputada Graciela foi de grande destaque e importância para nossa população; agora, para fazermos por merecer essa grande ajuda recebida da deputada através do responsável direcionamento dos impostos dos cidadãos, precisamos unir esforços da nossa diretoria, da Prefeitura, Câmara Municipal de Franca e Gestor SUS (Governo do Estado) para podermos realizar um estudo técnico de todos os custos envolvidos na ampliação deste serviço, pois a Santa Casa não é gestora de saúde, mas sim uma prestadora de serviços, que inclusive faz atendimentos 34% acima do contratualizado, ou seja, já trabalha com defasagem. O aumento nos atendimentos, precisará urgentemente de um reajuste no contrato para que possa manter tal estrutura em funcionamento. Não é apenas ligar uma máquina na tomada e começar a atender; tudo é muito complexo e exige grande responsabilidade e transparência, o que sempre priorizamos em nossa gestão”, explica o presidente.
*Envie mensagem para gente, basta clicar no (16) 99231-0035 e encaminhar foto ou sugestão de matéria para o F3 Notícias Whatsapp.