Os trâmites para a iluminação de Natal deste ano avançam para as etapas finais. A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), responsável pela decoração, apresentou ao prefeito Alexandre Ferreira (MDB) os resultados das licitações de materiais e serviços. No total, a previsão de gasto está em mais de R$ 324 mil.
A iluminação de Natal abrangerá os seguintes pontos de Franca: praça Nossa Senhora da Conceição, canteiros laterais à Igreja Matriz e praça da Paz, praças Barão e Carlos Pacheco (em frente à Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias do Nascimento”) e Colégio Champagnat, considerado cartão postal de Franca e o ponto mais famoso da iluminação natalina.
Para isso, a FEAC abriu licitações em duas frentes, uma de materiais e outra de serviços, com prazo pré-determinados para entrega da iluminação em 15 de novembro. Agora, o processo licitatório dos materiais está em análise do terceiro pretendente, no valor de R$ 193.374,45, já que as duas outras empresas foram desclassificadas.
Quanto aos serviços e execução, já foi declarado o vencedor por meio de pregão eletrônico. É a empresa Lucas José Vessling LTDA, no valor de R$ 131.000,00, de Francisco Beltrão (PR). Os trâmites estão em prazo de recurso.
Além da Região Central, a rua Álvaro Abranches pode ter iluminação de Natal. Um grupo de empresários manifestou interesse na realização da decoração e iluminação natalina na via onde estão seus estabelecimentos e se reuniu com o prefeito na última terça-feira para apresentação do projeto, que será financiado coletivamente pelos lojistas. “É um sonho valorizar com luzes natalinas o corredor comercial. Há dois anos, nós da rua Álvaro Abranches temos nos reunido e trabalhado com essa finalidade. Temos 39 lojas no projeto de iluminar os postes com temas natalinos para trazer, pós-pandemia, toda essa alegria de volta para o comércio de rua. Então o objetivo é trazer o clima de Natal através dessa iluminação”, disse Greyci Dias Pizzi, empresária.
Para o prefeito Alexandre, a parceria entre prefeitura e empresários é de suma importância para proporcionar à cidade um ambiente mais bonito, de modo a fomentar a economia oferecendo mais oportunidades de compra aos cidadãos e maior visibilidade aos empresários.
Entre 2021 e 2022, o valor da decoração ultrapassou R$ 1 milhão e gerou questionamento da cidade.
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