Fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) visitou o Posto Barão da Franca na manhã desta segunda-feira (13). Os fiscais foram verificar se as bombas estão corretas e se a vazão certa, para não lesar o consumidor.
Conforme a administração do posto, o estabelecimento tem aferidor próprio e é feito semanalmente a fiscalização por colaboradores capacitados. Além disso, qualquer cliente pode pedir essa verificação para constatar se o que está pagando de fato está sendo abastecido.
Outros postos de combustível devem também ter esse sistema para garantir segurança ao consumidor.
Os fiscais também usaram aferidor de 20 litros em todos os bicos para identificar se estava saindo o valor que aparece registrado na bomba com o valor que entra no veículo. Isso é feito com diferentes pressões e há tolerância de erro de vazão que pode chegar até 100ml.
No caso do Posto Barão da Franca, nenhuma irregularidade foi constatada.
Na cidade, outros postos também foram vistoriados durante operação surpresa. “Os fiscais do Ipem-SP verificaram o Travessia Comércio de Derivados de Petróleo Ltda, localizado na rua Reynaldo Chioca, nº 2000, Parque Progresso, Franca/SP. Foram 28 bombas verificadas. Todas aprovadas. Posto Barão de Franca Ltda, na Av Dr Hélio Palermo 3595 Franca, com 20 Bombas verificadas e aprovadas. A Operação olhos de Lince do Ipem-SP ocorreu no município de Franca. 6 postos de combustíveis fiscalizados, total de 72 bombas medidoras verificadas ,sendo uma reprovada por Led queimando no visor sem prejuízo ao consumidor”, informou o Ipem-SP.