Durante patrulhamento preventivo, a Polícia Militar Ambiental encontrou uma casa com seis gaiolas e sete aves silvestres. Nenhuma tinha identificação. O flagrante foi feito na avenida Integração, nesta quarta-feira (10). O caso foi divulgado posteriormente.
A dona da casa foi abordada e autorizou a entrada dos policiais militares ambientais. Na vistoria, foi constatada a situação das aves. As autoridades encontraram canário-da-terra-verdadeiro, que só poderiam estar ali caso houvesse anilhas de identificação.
A mulher abordada alegou que ganhou os pássaros de um amigo, mas não informou detalhes. As aves não apresentavam sinais de maus-tratos e as gaiolas estavam limpas, com água e alimentos.
Por conta da falta de autorização, a mulher foi multada em R$ 3,5 mil por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre nativa sem autorização de órgão competente.
As aves foram apreendidas e encaminhadas para o projeto Vitas de Franca, no Jardim Zoobotânico. Agora será avaliado se elas poderão ser soltas na natureza, ou terão que permanecer em cativeiro.