A OAB Franca emitiu comunicado para alertar que golpistas estão enviando mensagens por Whatsapp passando-se por advogados da cidade para tentar receber dinheiro de forma ilegal. A alegação no contato com as vítimas é de que é preciso receber alguma quantia para conseguir obter valores de ações em andamento.
Não houve a confirmação de quantas pessoas possam ter sido vítimas, mas a subseção de Franca informou que diversos clientes estão recebendo mensagens.
“Recebemos diversos alertas de que clientes de advogados têm sido abordados por golpistas, através de números de WhatsApp, fazendo-se passar pelos procuradores, para solicitar o pagamento de custas sob o pretexto de recebimento de valores de ações. Avisem seus clientes que os golpes são recorrentes e para que não façam pagamentos a terceiros”, detalhou a nota.
Por conta da situação, a OAB Franca informou que existem algumas dicas que podem ajudar as pessoas a identificar os golpistas:
– Erros crassos de Português;
– Notícia de que há um valor judicial a ser recebido mediante o pagamento de alguma custa processual;
– Não faça qualquer pagamento a terceiros em hipótese alguma;
– Não confie em números estranhos aos oficiais dos escritórios;
– Se houver dúvidas, entre em contato telefônico ou pessoal com seu advogado, urgentemente.
“Se você foi vítima de um golpe, entre em contato com a Polícia Civil para o registro da ocorrência (boletim on-line) e denuncie o número de WhatsApp responsável pelo golpe”, acrescentou a entidade de classe dos advogados.
Pode ser aberta uma apuração para tentar identificar como os golpistas estão conseguindo os contatos de pessoas que estão com ações na Justiça e praticam o golpe. Ainda há um levantamento de informações para permitir uma investigação desse tipo.