Um currículo pode ser eliminado por um recrutador em até 20 segundos, foi o que 45% dos recrutadores afirmaram na pesquisa realizada pelo Banco Nacional de Empregos. O levantamento revela a importância da apresentação de um currículo atrativo, que seja considerado apto para seguir nas etapas da seleção.
Segundo a coordenadora do curso de Administração da Faculdade Novoeste, Maria Aparecida Canale, o currículo funciona como um cartão de visitas e tem sua relevância na busca de uma oportunidade profissional. “É nesse documento que recrutadores vão conhecer o candidato, avaliar experiências, habilidades e qualificações. Antes de enviar um currículo, é importante observar o perfil da vaga e tentar antecipar o que o recrutador vai levar em consideração para aquela seleção”, destaca.
A falta de experiência do candidato é apontada como umas das principais causas do descarte tão rápido do currículo. Outros motivos são: erros de português e falta de especialização na área pretendida. “Tem que se dar a devida atenção no preparo do currículo. Há quem não inclua todas as experiências ou aquela que vai ser determinante na consideração do recrutador”, esclarece a professora. Confira algumas dicas da especialista:
1 – Experiência: destaque o que for relevante. Dar ênfase em conquistas e responsabilidades que teve em empregos anteriores pode ser uma boa estratégia para prender a atenção do recrutador;
2 – Habilidades e competências: faça uma lista das principais habilidades, com clareza e objetividade, buscando sempre alinhar com o perfil exigido na vaga pretendida;
3 – Organização e apresentação: demonstre o zelo que teve no preparo do seu currículo, pois mostra seu profissionalismo e atenção aos detalhes. Fique atento a quaisquer erros de português, fazendo uma revisão minuciosa. Caso inclua foto, prefira uma com perfil profissional, no tamanho 3X4. Não inclua dados pessoais, como número de documentos, mas deixe em destaque telefone, e-mail e outras formas de contato.
4 – Formação profissional: item indispensável na elaboração do currículo, a formação profissional e cursos de aperfeiçoamento e qualificação atestam o nível de conhecimento do candidato e a capacidade de se aprimorar constantemente.
5 – Recomendações: caso tenha, inclua recomendações de colegas e ex-gestores que ajudem a comprovar suas habilidades, enfatizando sua credibilidade e confiabilidade.
“O currículo é um documento orgânico, passível de alterações conforme a vaga desejada. Dê foco naquilo que você pode agregar à organização que está se candidatando, enfatize o que é relevante. Em hipótese alguma invente informações para deixá-lo mais robusto. Tenha em mente que o seu currículo é a oportunidade que você tem para conquistar a atenção dos recrutadores e pode te abrir as portas daquela tão sonhada oportunidade de emprego”, conclui a professora.