• Contato
  • Anuncie
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Login
F3 Notícias
  • Notícias
    • Notícias de Franca
    • Cotidiano
    • Política
    • Internacional
    • Imóveis
    • Carros
  • Entretenimento
    • TV e Famosos
    • Música
    • Filmes e Séries
    • Culura e Artes
      • Lifestyle
        • Bem estar
        • Viagem
        • Dietas e Receitas
  • Esportes
    • Esportes em Franca
    • Futebol
    • Automobilismo
  • Tecnologia
  • Lifestyle
16 99231 0035
F3 Notícias
  • Notícias
    • Notícias de Franca
    • Cotidiano
    • Política
    • Internacional
    • Imóveis
    • Carros
  • Entretenimento
    • TV e Famosos
    • Música
    • Filmes e Séries
    • Culura e Artes
      • Lifestyle
        • Bem estar
        • Viagem
        • Dietas e Receitas
  • Esportes
    • Esportes em Franca
    • Futebol
    • Automobilismo
  • Tecnologia
  • Lifestyle
Sem resultados
Ver todos resultados
F3 Notícias
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias

Reservatórios para geração de energia estão altos, mas redução da conta para consumidores é incerta

28/01/2023
em Economia, Notícias
FacebookTwitter

O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO), referente ao período de 28 de janeiro a 3 de fevereiro, apresenta cenários prospectivos nos quais a Energia Natural Afluente (ENA) estimada ao final de fevereiro está em 100% da Média de Longo Termo (MLT) ou acima deste percentual em todos os subsistemas.

Na prática, esse dado mostra que as condições para produção de energia com hidrelétricas está favorável. As contas costuma aumentar para o consumidor quando as hidrelétricas têm problemas para gerar energia. Isso porque outros sistemas, mais caros, são acionados. Ao mesmo tempo, quando a situação está favorável nos reservatórios, nem sempre a conta para consumidor é reduzida.

É a quarta semana consecutiva em que três regiões estão com projeções de ENA superiores a 100% da MLT. O Nordeste deve registrar 100% da MLT em 28 de fevereiro. O Sudeste/Centro-Oeste indica 109% da MLT. Para o Norte, o cálculo é de 129% e o Sul aponta a perspectiva mais elevada: 142%. Os dados indicam um regime de chuvas compatível com o período úmido.

O Custo Marginal de Operação (CMO) tem valor zerado pela sexta semana consecutiva e segue equalizado em todo o País.

As projeções para a Energia Armazenada (EAR) ao final de fevereiro apontam que os níveis médios dos reservatórios ficarão acima de 70% em todo o Brasil. O Sudeste/Centro-Oeste pode encerrar o próximo mês com EAR de 75%. Se este patamar se confirmar, será o maior percentual para fevereiro desde 2012 (80,1%). O Nordeste tem projeção de EAR de 78,7% no último dia de fevereiro. Para os subsistemas Norte e Sul, as perspectivas de EAR são de 99,6% e 90,1%, respectivamente.

Com relação às perspectivas para a carga, as análises apontam para redução no Sistema Interligado Nacional (SIN) em três subsistemas.

A região com perspectiva de crescimento na carga é o Norte, com 12,3% (6.601 MWmed), comportamento que se mantém há meses e está relacionado à retomada gradual da atividade de consumidor livre. Para o SIN, a desaceleração é estimada em 1,5% (73.221 MWmed). O Sudeste/Centro-Oeste tem redução estimada em 3,4% (41.427 MWmed) e o Sul de 2,7% (13.378 MWmed). Todos os dados apresentados comparam o percentual estimado para o final de fevereiro de 2023 ante o mesmo período do ano passado.

Para as previsões de carga da próxima semana operativa, foram consideradas premissas como as sinalizações meteorológicas indicando estabilidade em relação às temperaturas observadas na semana em curso em quase todas as capitais dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul.

Cotidiano

Veja as 12 orientações mais importantes para restituir desconto indevido da aposentadoria

A partir da terça-feira (13), os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que podem ter sido...

Continue lendoDetails

Em meio à crise na saúde de Franca, 13 instituições já receberam mais de 187 milhões para internações e outros atendimentos

Organização criminosa com policiais recebia propina de influenciadores que promovem jogos de azar

Foto: Divulgação

Morte de dezenas de gatos por envenenamento resulta em prisão de 13 anos para mulher de São Joaquim da Barra

Foto: Divulgação/Leonardo Gimenes

Assista: Audiência analisa previsão de gasto de R$ 22 milhões da Prefeitura de Franca para manter transporte público

© 2020 F3 Notícias – Todos os direitos reservados
quem somos ┃ anuncie ┃ contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Notícias
    • Notícias de Franca
    • Cotidiano
    • Política
    • Internacional
    • Imóveis
    • Carros
  • Entretenimento
    • TV e Famosos
    • Música
    • Filmes e Séries
    • Culura e Artes
      • Lifestyle
  • Esportes
    • Esportes em Franca
    • Futebol
    • Automobilismo
  • Tecnologia
  • Lifestyle
Vá para versão mobile