O governo federal manteve regra e desde a segunda-feira (28 de fevereiro) não repassa mais verba específica para hospitais no sentido de manter Unidades de Terapia Intensiva Covid-19. O valor de diária sobre esses leitos agora está suspenso.
Segundo a Santa Casa de Franca, o hospital ainda contará com 10 leitos de UTI adulto e um de UTI infantil, mas sem previsão para poder ampliar essa estrutura caso haja novos casos da doença.
“Infelizmente, não há expectativa de prorrogação, considerando a vigência da portaria GM/MS 4226/2021, que autorizava o pagamento de leitos de UTI Adulto e Pediátrica COVID-19, em caráter excepcional e temporário. Assim, com o fim desse prazo, eles são automaticamente desautorizados, não permitindo que a instituição venha a criar novas vagas caso a pandemia venha a gerar novos picos de indivíduos infectados com evolução para quadros graves e que demandem internação”, divulgou o grupo.
Para o presidente do Grupo Santa Casa, ao qual ainda estão inclusos o Hospital do Coração e o Hospital do Câncer, a manutenção de novos leitos é uma medida difícil de voltar a ocorrer no atual cenário. Tony Graciano ainda pontuou que alguns repasses estão atrasados.
“Mesmo com todos os nossos esforços, o cenário atual e de um futuro próximo não se mostram promissores, pois a instituição ainda não recebeu o repasse financeiro dos meses de janeiro e fevereiro deste ano de 2022, tornando complexa a tarefa de realizar a gestão das atuais despesas com os leitos existentes. Nesse sentido, estamos mantendo 10 leitos de UTI adulto COVID e 1 leito de UTI Infantil COVID para garantir o atendimento à nossa população”, explicou.
Essa capacidade de leitos pode não ser suficiente no caso de um novo pico. “Sabemos perfeitamente que em uma nova onda da pandemia eles (leitos) serão insuficientes. Por isso, precisamos que o Gestor SUS volte seus olhos para a situação do público de Franca e região, efetuando os devidos repasses ora atrasados e entre com propostas para que possamos criar novas vagas para que a comunidade não fique desassistida”, opinou Tony Graciano.
Casos da covid-19 em Franca
Nesta sexta-feira (4), a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Franca informou que foram registrados 3 óbitos, subindo para 1.162 mortes pela doença desde abril de 2021. Dos óbitos registrados, apenas um ocorreu nesta sexta, sendo a vítima, uma idosa com 60 anos, que apresentava comorbidades. Os outros dois foram de uma idosa, com 69 anos, que tinha doença pré-existente, ocorrido em outro município e de um idoso com 71 anos, sem informações sobre comorbidades. Ambos foram registrados nos dias 12 e 19 de fevereiro, respectivamente, porém foram comunicados à Vigilância Epidemiológica apenas nesta sexta-feira.
Foram confirmados 316 novos casos positivos de Covid-19, passando de 68.613 para 68.929 pessoas. Os casos negativos subiram de 108.063 para 108.469 pessoas.
Os casos suspeitos apresentaram alta de 225 para 232 pessoas. Os casos recuperados cresceram de 48.132 para 48.300 pessoas.
O número de leitos de Enfermaria / SUS (Clínicos) está em 3 ocupados de 11 disponíveis – ocupação de 27,3%. Já a quantidade de leitos de Enfermaria/ Particular está em 2 ocupados de 9 disponíveis – 22,2%. Dos 10 leitos de UTI SUS disponíveis, 5 estão ocupados – 50% de ocupação. Os leitos de UTI Particular estão com 5 ocupados de 9 disponíveis – 55,6%. O número de leitos de UTI Pediátrica está em 2 utilizados de 2 unidades disponíveis, com 100%.
*Matéria atualizada às 19h42 para acréscimo de informações
*Para acompanhar o F3 Notícias, curta nossa página no Facebook, no Instagram e pode também ajudar a divulgar informações, publicar fotos ou tentar auxiliar em alguma dúvida a partir no nosso Whatsapp no (16) 9 9231-0055