O deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) protocolou, nesta segunda-feira (11), projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que visa declarar o Sesi Franca Basquete como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado.
“O Sesi Franca é um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do basquete brasileiro, com uma história de mais de 60 anos e títulos importantes como o Campeonato Mundial da Copa Intercontinental da FIBA conquistado em 2023”, afirma Cortez. “O time é motivo de orgulho para os paulistas e um importante símbolo da cultura esportiva do nosso estado”.
O projeto de lei reconhece a importância do Sesi Franca para o desenvolvimento do esporte, da cultura e da cidadania no Estado de São Paulo. “O clube promove valores como disciplina, trabalho em equipe, respeito e resiliência, e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis”, destaca o deputado.
“O Sesi Franca é muito mais do que um time de basquete. É um patrimônio cultural que representa a garra, a determinação e o talento do povo paulista. É um símbolo de união e orgulho para nossa região e para todo o estado”, declarou Guilherme Cortez. “Espero que a Alesp reconheça a importância do Sesi Franca e aprove este projeto de lei”.
A proposta agora tramita na Casa de Leis e não há prazo definido para votação. O governador também vai precisar autorizar a declaração.