O atual prefeito de Franca, Alexandre Ferreira (MDB), é o único candidato ao Executivo que a Justiça Eleitoral ainda não deu deferimento. Os dados constam no sistema Divulga Cand. A situação da candidatura está definida como “aguardando julgamento” e a atualização mais recente ocorreu neste dia 2 de setembro.
Na pesquisa sobre o processo de registro de candidatura, não foi possível obter detalhes. O acesso não estava disponível para pesquisa na tarde desta terça-feira (3).
Alexandre Ferreira é o único candidato na corrida eleitoral que busca seu terceiro mandato de prefeito. A Justiça Eleitoral apontou, em primeira análise, lacunas no cumprimento de requisitos e documentos necessários para o efetivo registro da candidatura.
Esses questionamentos envolvem a situação de 3 ações civis de improbidade administrativa que tramitam na Justiça Estadual. Um deles é de 2015 e trata sobre enriquecimento ilícito; outro do mesmo ano aborda improbidade administrativa; e, por fim, uma ação de 2016, também sobre enriquecimento ilícito. Nenhuma delas possui trânsito em julgado ou condenação.
A defesa do candidato já encaminhou documentação para sustentar o pedido de deferimento, que foi elaborado em 26 de agosto.
O candidato informou como receitas o valor de R$ 100 mil e no ranking de doadores aparece José Ricardo Rezek, empresário do grupo Rezek. O conglomerado tem várias empresas, entre elas a RZK Energia – setor de energia solar e biogás; além de operações no agronegócio e no setor imobiliário.
Candidaturas deferidas
Os demais candidatos à Prefeitura de Franca tiveram deferimento de suas candidaturas. São eles: Alexandre Tabah (Novo), Dr. Ubiali (PSB), Guilherme Cortez (Psol), João Rocha (PL), João Scarpanti (PCO), Jonas Carvalho (Mobiliza), Mariana Negri (PT) e Tito (PCB).