A Praça Nossa Senhora da Conceição, no coração de Franca, ainda não teve suas obras concluídas. Os gastos alcançam quase R$ 2,5 milhões e o projeto era ter o local pronto para os 200 anos da cidade, em novembro de 2024. Incluindo a licitação, a Prefeitura de Franca começou essa etapa de alteração em um dos principais cartões postais da cidade em 2023.
As obras em si tiveram início em janeiro de 2024, mas o governo municipal não conseguiu concluir, mesmo passados 15 meses.
Não houve uma fiscalização do Legislativo de Franca que também averiguasse a situação da obra.
Quem mora na região ou trabalha ainda coleciona histórias de pessoas que caíram no local e se machucaram. Além disso, a praça tem abrigado pessoas moradoras de rua, que estão espalhando colchão em alguns locais.
A obras envolvem o processo nº 20616/22, Concorrência nº 05/23 e acontecem no entorno das ruas Monsenhor Rosa, Major Claudiano, do Comércio, Marechal Deodoro, General Teles, Voluntários da Franca e Saldanha Marinho, no Centro de Franca.
A empresa que foi contratada pelo governo municipal é a Terra Incorporadora e Construtora Ltda.
O prazo para execução da reforma das praças Nossa Senhora da Conceição e Barão era de até 180 dias, em torno de 6 meses, a partir de janeiro deste ano. Porém, a empresa contratada não conseguiu o cumprimento e a Prefeitura de Franca, responsável pela fiscalização do contrato, também não teve medidas que compensassem a situação.