Instituição é referência na captação de órgãos e os procedimentos cirúrgicos foram realizados no Hospital do Coração do Grupo Santa Casa de Franca
Nesta terça-feira, 23/9, a Comissão de Transplantes do Grupo Santa Casa de Franca, com um intenso trabalho de sua equipe multidisciplinar, atuando junto aos familiares de um paciente já com morte cerebral, viabilizou a captação de múltiplos órgãos para transplantes.
O doador foi um paciente do sexo masculino, de 59 anos, que teve como causa da morte um AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico) e teve a doação de seus órgãos devidamente autorizada pela sua família – que é o procedimento fundamental para que a captação seja efetivada. A equipe multidisciplinar da CIHDOTT (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) da Santa Casa de Franca, prestou todo o suporte à família, garantindo transparência e respeito neste delicado momento.
Os profissionais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em um trabalho de alto nível técnico e uma logística de precisão, se deslocaram até Franca para realizar os procedimentos de captação e prontamente retornaram para direcionar os órgãos aos seus destinos para serem transplantados nos pacientes que já estavam preparados para a cirurgia.
Os órgãos doados e as respectivas equipes captadoras foram:
. Rins: equipe do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto – composta pelos médicos dr. Adriano Silvério P. Filho e dr. Marcos Antônio S. Moura. Órgãos destinados a Ribeirão Preto.
. Fígado: equipe do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto – composta pelos médicos Dra. Wellen Cristina Canecin, Dr. Marcos Antônio Santos Moura e Dr. Bruno Pimenta; com assistência da médica anestesista do Hospital do Coração de Franca, a dra. Bianca Borges Queiroz. Órgão destinado para o Hospital de Sorocaba.
. Córneas: CIHDOTT (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) da Santa Casa de Franca – com captação realizada por Nanci Dias, enfermeira enucleadora certificada pelo Banco de Olhos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
O coordenador da Comissão, dr. Eduardo Migani Teixeira, comentou: “A atuação da equipe multi da CIHDOTT do Grupo Santa Casa de Franca é de grande importância para que todo o processo – de contato com os familiares, desde a comunicação da morte, a precisão nas orientações técnicas, até à compreensão da situação e finalmente a autorização (ou não) da doação – seja realizado com total transparência e liberdade de decisão destes familiares, que já se encontram em um difícil momento. Parabenizo cada profissional de nossa equipe que realiza seu trabalho com profissionalismo e humanização – e também destaco o trabalho das equipes médicas que atuam na captação desses órgãos, garantindo que sejam transportados ao seu destino com segurança, para salvar outras vidas. Esta é uma união de forças decisiva para o sucesso dos transplantes”, finalizou o dr. Eduardo Migani.
💬 “O Grupo Santa Casa de Franca, em nome dos pacientes que receberam esses órgãos, agradece a generosidade da família do doador, que permitiu que outras vidas fossem transformadas. Cada doação é uma vida salva. Nos sentimos honrados com esse gesto de amor e agradecemos a todos os envolvidos”, disse Dr. Sidnei Martins de Oliveira, presidente do Grupo Santa Casa.
Você sabia?
O Projeto Luz, em parceria com o Rotary Club de Franca Imperador, promove divulgações sobre doação de córneas, levando luz a quem precisa.
Doe órgãos, salve vidas! Converse com sua família e deixe seu desejo registrado. Uma única decisão pode mudar várias histórias.
_________
Redação:
Julia Cintra – [email protected] (16) 99121-2520 WhatsApp
Assessoria de Imprensa do Grupo Santa Casa de Franca:
Isabela Tanasovichi – [email protected] (17) 99109-4334 WhatsApp
Gerência de Comunic. e Marketing do Grupo Santa Casa de Franca:
Henrique Novais – [email protected] (16) 98135-1682 WhatsApp